Ter uma loja virtual é uma excelente estratégia para
alavancar um negócio. Cada vez mais consumidores aderem às compras online e apesar do crescimento vertiginoso, há ainda muito a crescer nos próximos anos. Do lado do consumidor tudo parece simples e rápido, cada
produto está somente a um clique de distância. Após a confirmação de compras, em alguns dias ou até mesmo horas, o produto desejado estará em mãos. O que a maioria dos consumidores não imagina é que há uma
verdadeira operação de guerra acontecendo por trás de uma loja virtual para manter tudo funcionando corretamente. Os desafios são enormes. Há a tecnologia, fornecedores, meios de pagamento e uma infinidade de outras soluções que podem estar conectadas a uma loja virtual.
Dentre todos estes aspectos há uma que sem dúvida tira o sono de muito dono de loja virtual. Estamos falando da logística para e-commerce.
O que é logística para e-commerce?
Antes de falarmos sobre os desafios e soluções da logística
para e-commerce é importante alinharmos o que isso representa de fato.
Existem diversos passos, diversas etapas que englobam tudo o
que chamamos de logística. Podemos separar em 6 etapas:
1 – Recepção e conferência dos produtos: Este é o
momento de receber os produtos adquiridos junto ao fornecedor. É importante conferir tudo, tanto para garantir que esteja na quantidade correta quanto para garantir que esteja tudo em perfeito estado.
2 – Armazenamento: Produtos conferidos, é hora de armazenar. É importante que esteja tudo muito bem organizado para garantir que
sua operação funcionará bem à medida em que os pedidos forem saindo. Além disso, é importante que seja um ambiente seguro, limpo e de fácil acesso.
3 – Preparação do pedido: A cada pedido aprovado, é necessário pegar os produtos no estoque, fazer a conferência e embalar de acordo com a necessidade. Nesta etapa entrará também a confirmação do pedido,
emissão de nota fiscal, dentre outras atividades.
4 – Despacho da mercadoria: Tudo ok para ser enviado, é hora de postar o pedido para o cliente, podendo ser via transportadora ou correios – de acordo com o que você tiver de parceiros. Importante frisar que este tempo entre ter um pedido aprovado na loja e a confirmação de postagem 24
horas.
5 – Rastreamento do pedido: A partir de agora seu cliente deve ter em mãos o código de rastreio e internamente você também precisa acompanhar, atualizando o status do pedido. O ideal é que exista uma
integração que verifique de forma automática.
6 – Entrega e finalização do pedido: Uma vez entregue a mercadoria, o pedido pode finalmente ser finalizado. É claro que após isso é importante existir um pós venda, mas aí já começamos a sair da área de
logística.
Planejar a logística de um e-commerce é fundamental
É ou não é uma operação de guerra manter tudo isso funcionando com dezenas, centenas, milhares de pedidos? Para isso é fundamental
ter um bom planejamento. Esta é uma operação vital para o funcionamento da loja virtual. Por isso avalie muito bem cada passo, cada parceiro envolvido, padronize todos os processos e garanta que ele será seguido. Este é justamente o primeiro desafio – fazer o planejamento da logística do e-commerce.
Gestão de estoque
Ter um sistema robusto e integrado à loja virtual é extremamente importante para evitar problemas com seus clientes. De acordo com
o código de defesa do consumidor, uma oferta deve ser cumprida e se você tiver uma falha que ocasione uma venda de produto sem estoque, poderá ser enquadrado em uma infração e além da insatisfação do consumidor, irá lhe causar um prejuízo financeiro.
Além disso é preciso manter seu estoque protegido e seguro. Você pode optar por um espaço em áreas mais afastadas, que terão um custo por
metro quadrado menor. Porém, terá um maior risco com relação à segurança. Equilibrar esta conta pode ser bem difícil. A não ser é claro que você busque por outras soluções. Uma boa alternativa é terceirizar o armazenamento com uma empresa especializada em e-commerce. Você poderá conseguir uma excelente localização, ambiente seguro e com custo muito acessível.
Estrutura de logística para e-commerce
Outro ponto que começa a impactar um e-commerce em crescimento é o tamanho da estrutura necessária para garantir que tudo seja feito no tempo certo e com eficiência. Com o aumento dos pedidos, você precisará contratar mais pessoas, precisará de um espaço maior para separação e
embalagem dos produtos, tudo isso junto representa mais custos fixos – tanto com espaço, quanto com pessoal.
Aqui também é possível contar com soluções que podem trazer
mais eficiência para o seu negócio sem que isso signifique assumir mais custos fixos. Uma solução para otimizar a logística para e-commerce é contratar uma empresa de fulfillment. Com este serviço você deixa de se preocupar em manter toda a estrutura logística pois um parceiro especializado fará tudo isso pra você. Todos os 6 passos que apresentamos acima deixam de sobrecarregar sua operação enquanto você pode focar mais em traçar estratégias, atender melhor os clientes e investir em pós venda.
Prazo de envio
E para finalizar, a grande meta que só é possível ser batida se todo o resto que falamos até estiver funcionando perfeitamente, é o prazo de envio. Tanto o seu cliente fica ansioso para receber o código de rastreio e a
confirmação de postagem, quanto os marketplaces em geral exigem um prazo bem curto entre o recebimento do pedido e o envio da mercadoria.
Planejar agora e ter mais eficiência depois
É isso aí! Você teve uma visão geral do que é logística para e-commerce e quais são os principais desafios. A sugestão agora é parar e olhar para a sua operação: onde estão os maiores gargalos? Se você dobrar o volume de
pedidos hoje, o que aconteceria? E como você vai crescer com eficiência?
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