O setor de e-commerce ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Mas é importante saber que, entrar pode ser fácil, mas manter um bom negócio e se sobressair entre tantas outras opções exige atenção. Por isso, aqui vão 5 dicas para operar um e-commerce com sucesso:
1. Leve o negócio a sério
Muitas vezes o empreendedor cria um e-commerce como uma segunda fonte de renda e acaba colocando sua loja na internet em segundo plano, como se o trabalho fosse um hobbie. Empreendedorismo digital é trabalho de muitas horas por dia.
2. Formas de pagamento
Meios de pagamento ágeis e seguros fazem toda a diferença no comércio eletrônico. Quanto mais formas você oferecer, mais clientes vai satisfazer. O meio mais usado para o pagamento de compras virtuais atualmente é o cartão de crédito, mas não se deve descartar outras possibilidades, como os cartões de débito, de lojas, boletos, transferências bancárias e até o celular.
3. Automatize o máximo possível
É muito comum empreendedores fazerem tudo sozinhos: usam a casa como armazem, a mesa de jantar como expedição e a garagem como estoque. Mas existem empresas especializadas que podem fazer o serviço de gestão, operação e logística por um custo que realmente vale a pena. Pesquise no mercado e tenha claro o que é custo e o que é investimento.
4- Fique atento ao conteúdo
Um exemplo: se você vende marmitas, é uma boa idéia ter conteúdos que falem, por exemplo, de receitas. Assim seu e-commerce fica melhor posicionado no Google e, consequentemente, atrai mais gente. Investir em conteúdo é investir em fluxo de clientes. Lembre-se disso.
5. Atendimento confiável
Para efetuar a compra em uma loja virtual, o cliente precisa confiar naquele site. Afinal, o pagamento é feito antes do recebimento da mercadoria. Oferecer um serviço eficiente de atendimento ao cliente pode ajudar o consumidor a se sentir mais seguro. Entre as ferramentas disponíveis para suprir essa necessidade, chats online, e-mail e atendimento telefônico são interessantes.